A MAGIA DO IRÃ

Da Antiga Pérsia aos Tempos Modernos

Uma das civilizações mais antigas do mundo. Construções seculares exibindo belos monumentos em meio a
fantásticos jardins. Aldeias que resistem ao tempo. As mais fascinantes mesquitas, os mais belos palácios e importantes lugares sagrados.

O Irã tem uma longa história dos domínios da arte, música, arquitetura, poesia, filosofia e ideologia. Em certa época, a cultura iraniana predominou no Oriente Médio, de tal forma que o persa era considerado a língua da intelectualidade.

Quase todas as obras filosóficas, científicas ou literárias dos impérios islâmicos foram escritas em persa, tanto quanto em árabe.

A conquista islâmica da Pérsia durante a primeira metade do século VII deu início a uma síntese das línguas árabe e persa. Por volta do século X, esta difusão cultural fazia antever o desaparecimento do idioma persa nativo. A tradição literária iraniana é rica e variada, embora o mundo não esteja familiarizado com a poesia persa.

O mais famoso dos poetas do Irã é Rumi, embora muitos iranianos considerem Saadi tão influente quanto aquele. Ambos eram praticantes do Sufismo e são citados pelos iranianos com tanta frequência quanto o Alcorão.

O Irã tem muitos mistérios a serem descobertos!