AMAZÔNIA, no AMAZON ECOPARK

A maior e mais importante floresta tropical do mundo reserva uma infinidade de belezas e tesouros da natureza para os que se aventuram a explorá-la. Quem a visita, tem a oportunidade de sentir, conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e de todos os seres vivos que nela habitam.

Esta, é uma das regiões do mundo onde é obrigatório ir.

Além de ocupar cerca de 42% do território brasileiro, também está presente no Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.

Este bioma chega ocupar uma área superior a 4 milhões de Km². Formada por distintos ecossistemas como florestas densas de terra firme, florestas estacionais, florestas de igapó, cerrados, campos rupestres, campinas, matas secas, manguezais, ilhas, praias fluviais de areia branca, cachoeiras, e riquíssimas flora e fauna, com cerca de 30 mil espécies de plantas e 30 milhões de espécies animais.

Na floresta amazônica concentra-se um dos mais ricos ecossistemas do planeta. Ali, encontram-se 50% da biodiversidade mundial. Cientistas afirmam que, na Amazônia, existem ainda inúmeras espécies de plantas, aves e insetos por classificar.

Possui um dos maiores rios do mundo, o rio Amazonas, que representa 17% de toda a água líquida do planeta e tem entre 40 e 60 metros de profundidade, podendo chegar a atingir os 100 metros. O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Andes, no Peru, com o nome de Marañon. Ao entrar no Brasil, recebe o nome de Rio Solimões. Ao se encontrar com o Rio Negro, nas proximidades de Manaus, passa a ser apelidado de Rio Amazonas. No total, são quase 7000 quilômetros de extensão. Alguns afluentes do Rio Amazonas chegam a ter mais de 1500 quilômetros. Os mais conhecidos são os rios Negro, Tapajós, Xingu, Madeira e Jarí.

A bacia Amazônica é uma região muito plana, mas, em contraposição, abriga o maior pico do Brasil, o Pico da Neblina, com 3014 m. Apesar de ser pouco habitada, a região regista indícios de presença humana desde há cerca de 14.000 anos.

Para quem visita a Amazônia pela primeira vez, é importante saber que, por ali, só se distinguem duas estações: a “época de cheia” e a “época de seca”.

O período “de cheia” normalmente vai de abril a julho e é quando se formam mais igapós [locais que permanecem alagados mesmo após a estiagem dos rios] devido à parte da floresta próxima dos rios, que fica submersa.

O período “de seca” ocorre normalmente de outubro a dezembro, quando os rios estão mais baixos e pode-se encontrar mais praias fluviais e cachoeiras.

Normalmente, de janeiro a março, há maior incidência de chuvas, o que condiciona um período de transição entre os períodos de “seca” e “cheia”.

É a partir dos rios amazônicos que encontramos a melhor forma de conhecer e vivenciar a floresta, os rios, as pessoas e os animais da região. Os passeios fluviais são realizados nos rios, igarapés e igapós, durante o dia e a noite também. Caminhar pela floresta também se torna uma experiência muito interessante de ser vivida e, inclusive, ainda usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu “modus vivendis” e interação com a floresta. A pesca esportiva é outra atividade muito praticada na região amazônica devido à grande variedade de peixes existentes.

A Amazônia é um dos destinos turísticos mais conhecidos no mundo e, sem dúvida nenhuma, deve ser presença obrigatória para qualquer um de nós.

Sugestão de ROTEIRO

Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar;

1º Dia – MANAUS // AMAZON ECOPARK
Chegada a Manaus, recepção e traslado ao hotel Amazon Ecopark.

2º Dia ATÉ 4º Dia – AMAZON ECOPARK – (C,A,J)
Dias dedicados aos seguintes passeios:

CAMINHADA ECOLÓGICA:
O AMAZON ECOPARK inclui incalculáveis espécies de plantas no meio da floresta virgem, córregos de águas cristalinas e savanas naturais. Inúmeras trilhas permitem aos clientes explorar a selva visitando orquídeas exóticas e árvores gigantescas. Durante a caminhada, sempre acompanhados de experientes guias, os clientes aprenderão sobre como e aonde obter frutas comestíveis e água potável, como localizar-se entre as árvores e arbustos, aprenderão sobre plantas medicinais, sobre os animais, insetos e muito mais.
Duração: dependendo das condições de saúde (ou idade) dos participantes, de 1h a 3h.

FLORESTA DOS MACACOS:
O Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres, conhecido como ” Floresta dos Macacos” , foi criado em 1991 com o intuito de receber animais confiscados do comércio ilegal e conta com a ajuda dos órgãos Municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade da região. Neste local , os animais são inicialmente colocados em quarentena para serem avaliados e tratados por veterinários e biólogos. O Amazon Ecopark é o único mantenedor da Fundação Floresta Viva (“FFV”), instituição sem fins lucrativos, que tem como um dos projetos de base proteger os primatas ameaçados de caça predatória, comercialização e cárcere ilegais. Alimentamos corretamente sob orientação de veterinários e biólogos que atendem , sob nossos custos , todo este projeto de reintrodução dos macacos à selva. Os lucros do hotel ajudam a manter este projeto VIVO por cerca de aproximadamente 25 anos. Neste momento, o local é aberto a visitação, sempre acompanhados por profissionais habilitados, permitindo aos turistas filmar e fotografar estes animais em ambiente totalmente natural e seguro.
Duração: 1 hora aproximadamente.
OBS: por questões fora de qualquer controle, eventualmente os macacos da região do local denominado “Floresta dos Macacos” podem não aparecer no horário reservado a visitação e alimentação (2 vezes ao dia: 10h30 e 15h30) .Existem fatores na natureza (período de reprodução, chuva forte, muito fruto na floresta) ou mesmo de órgãos governamentais (este local é supervisionado pelo IBAMA) que podem interferir na presença ou não dos macacos. Neste caso, o hotel reserva-se ao direito de não fazer nenhum tipo de reembolso pelo cancelamento deste passeio.

VISITA A CASA DO CABOCLO:
Saída do hotel em canoa (motorizadas ou não), para aprender sobre os costumes e tradições dos habitantes ribeirinhos , chamados de “caboclos” (miscigenação entre branco e índios amazônicos). No local explica-se a história da população amazônica, do ciclo da borracha etc. Na casa do caboclo, poderá ser apreciado o processo de produção da farinha de mandioca e da defumação do látex da borracha.
Duração: 1 hora aproximadamente.

PESCARIA:
Saída do hotel em canoas (motorizadas ou não) para” tentar” pescar peixes locais, tais como piranhas ou outras espécies. Trata-se de uma pescaria amadora e o material utilizado é composto de simples varinhas, linhas e anzóis comuns. Este “tour” é realizado nas imediações do hotel.
Duração: 1 hora aproximadamente.

FOCAGEM NOTURNA:
Saída do hotel em canoas (motorizadas ou não) para apreciar os sons da noite na selva, com possibilidade de focar pequenos jacarés (ou outros animais de hábitos noturnos) .Depois de o jacaré ficar estático, motivado pela luz forte da lanterna dos guias, os olhos do animal brilham como pequenas luzes vermelhas, permitindo assim localizá-lo. O guia então tentará pegar cuidadosamente o jacaré com suas próprias mãos e trazê-lo a bordo, para explicar aos clientes sobre este réptil. Em seguida, o pequeno animal é devolvido com cautela ao rio.
Duração: 1 hora aproximadamente.
Nota: na estação da cheia dos rios ( maio, junho, julho) e durante noites de LUA, torna-se mais difícil a localização de jacarés.

ENCONTRO DAS ÁGUAS:
Saída do AMAZON ECOPARK as 08h30 a bordo de um barco (exclusivo do hotel ) regional de dois andares. Navegação descendo o Rio Negro com vista para a cidade de Manaus: cúpula do Teatro Amazonas, o porto , alfândega e os aspectos interessantes da vida local incluindo as casas sobre palafitas. Chegada no “Encontro das Águas” às 11h00 aproximadamente. Neste local as águas escuras do Rio Negro encontram-se com as águas marrons do Rio Solimões. A partir deste ponto ambos os rios passam a formar o Rio Amazonas que segue até ao Oceano Atlântico. As águas dos dois rios correm juntas por aproximadamente 12kms, lado a lado, sem misturar-se. Este fenômeno ocorre devido a diferença de temperaturas, densidade e velocidade destes rios. Será servido um Almoço num típico restaurante no Lago Janauary (estilo “buffet” com comidas regionais e internacionais) aonde também artesanato indígena e/ou típico pode ser comprado. Após almoço , dependendo da estação, sobre passarelas pode-se caminhar para apreciar as famosas plantas aquáticas “Vitória Régia“ .
O horário de chegada ao hotel será aproximadamente 17:00 (retorno igualmente em barco regional, exclusivo do hotel).

  • Durante o passeio de barco, eventualmente os clientes poderão ser agraciados com a visão de botos (cinzas e/ou cor de rosa).
    Duração aproximada: 8horas a 8h30.

COMUNIDADES INDÍGENAS da REGIÃO do RIO TARUMÃ: (PASSEIO OPCIONAL, NÃO INCLUÍDO)
Comunidade entende-se por índios de diversas etnias que se desligaram de suas tribos de origem indo buscar interação c/ a vida na cidade. Em não conseguindo a adaptação nos centros urbanos, criam um tipo de “Nova Aldeia” , um pouco distantes das cidades grandes, mas com possibilidade de acesso para que as crianças estudem , para alguns tentarem trabalho. Uma destas comunidades indígenas localizada no RIO TARUMÃ, rio este que banha nosso lodge e é visitada por nossos turistas com alguma frequência . Passamos então a ser uma das poucas alternativas de subsistência destes índios. Remuneramos os mesmos com os proventos oriundos deste “tour” sociocultural e assim podem comprar alimentos , remédios e roupas . A FUNAI nada faz por este tipo de comunidade, vivem exclusivamente da visita de turistas que levamos até eles.
(Passeio cotado à parte, dependendo do número de hóspedes)

INTERAÇÃO COM BOTOS COR DE ROSA NO RIO NEGRO: (PASSEIO OPCIONAL, NÃO INCLUÍDO)
Saída do hotel em lancha (voadeiras) na direção (subindo) do alto “Rio Negro“. Após 1h30 aproximadamente de deslumbrante visual chega-se ao local com plataformas flutuantes aonde experientes “caboclos“ darão instruções de como interagir com os botos.
Duração: 3h30 a 4 horas aproximadamente (1h30 subindo o rio de lancha, 1 hora com os botos e 1 hora descendo o rio de lancha até ao ECOPARK)

5º Dia – AMAZON ECOPARK // MANAUS – (C,A)
Dia livre, no período da tarde traslado ao aeroporto de Manaus.

IMPORTANTE

Educação ambiental para comunidades próximas:
Boa parte da mão de obra local é da região do Rio Tarumã , aonde está localizado o Amazom Ecopark . Antes, estes moradores chamados de “caboclos”, viviam da pesca predatória e lançavam ao rio os seus detritos sem qualquer tratamento. HOJE, sob a orientação do Ecopark, essa postura danosa para o meio ambiente foi eliminada, ao ponto de serem utilizadas fossas sépticas (unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e a transformação físico-química da matéria sólida contida no esgoto). Também, em parceria com a Fundação Floresta Viva ( “FFV”), o ECOPARK realiza regularmente, a limpeza da bacia do Rio Tarumã (retirada de latas, plásticos, vidros etc) e replanta mudas nativas (custeadas totalmente pelo Ecopark) em áreas do entorno devastadas. Há hóspedes do hotel e escolas de Manuas que costumam participar no projeto, sob a orientação e apoio financeiro dos técnicos do Ecopark.

INFORMAÇÕES SOBRE TRASLADOS:
01) Durante o dia :

  • do aeroporto (traslados regulares) para o ECOPARK: os traslados estão incluídos nos preços dos pacotes (somente para “check-in”), nos horários dos voos regulares que chegam ao Aeroporto Eduardo Gomes em Manaus , entre 06h00 e 17h00;
  • do ECOPARK para o aeroporto (traslados regulares): os traslados estão incluídos nos preços dos pacotes (somente para check-out) em 2 horários : às 08h30 da manhã e às 11h30 da manhã (no “horário de verão” , que não acorre em Manaus, a saída será às 10h30 pois os voos passam a sair mais cedo).

02) Durante a noite:

  • do/para o aeroporto (traslados regulares) : realizamos traslados de/para aeroporto Eduardo Gomes em outros horários (a noite inclusive), com uma taxa adicional (consulte-nos).
Jaguar in the Pantanal, Brazil

03) DE / PARA HOTÉIS:
Para clientes hospedados nos hotéis de Manaus (antes ou depois do pacote), temos horários fixos para traslados incluídos no valor do pacote, como seguem:

  • Pick-Up” : 08h30 ou 12h00
  • Drop-Off ” : 12h30() (saída do hotel às 11h30) () horário aproximado.
    *”pick-up” : momento em que apanhamos os clientes.
    *”drop-off “: momento em que deixamos os clientes.

O QUE INCLUI

  • Traslados Regulares – Aeroporto / Amazon Ecopark Lodge / Aeroporto;
  • 04 noites de hospedagem no Amazon Ecopark Lodge com pensão completa;
  • Passeios conforme mencionados no roteiro;
  • Kit de viagem;
  • Seguro Viagem Nacional (Consulte suplemento para maiores de 70 anos);
    **Nota: As refeições possuem os seguintes horários: Café 7h30 ás 9h00; Almoço 12h30 ás 14h00; Jantar 19h00 ás 21h00. Caso seu voo chegue fora do horário do almoço no primeiro dia será servido apenas o jantar.

NÃO INCLUÍDO:

  • Passagens aéreas
  • Bebidas;
  • Despesas pessoais;
  • Tarifa para envio de documentação e brindes fora da cidade de São Paulo;

IMPORTANTE:
O Amazon Ecopark possui chuveiro com água quente e ar-condicionado.

OBSERVAÇÕES:

  • Como medida profilática em relação à malária, recomendamos a aplicação de repelente nas partes expostas do corpo e usar roupas que cubram braços e pernas.
  • Recomendamos tomar vacina contra febre amarela no mínimo 10 dias antes do embarque.

DICAS & INFORMAÇÕES

O QUE LEVAR:
Mochila pequena, câmera fotográfica, shorts, camisetas, tênis (ou botinas velhas), calça tipo jeans e/ou legging, chapéu ou boné, protetor solar, roupa para banho, repelente, óculos escuros (muito luminosidade), capa de chuva, chapéu de chuva (dento da maior floresta úmida do planeta pode chover todos os dias em algum momento), casaco leve (e/ou impermeável) para mala de mão, objetos e medicamentos de uso pessoal.

CLIMA:
Devido a sua localização equatorial a sua temperatura varia pouco durante o ano, sendo um clima quente e úmido, temperaturas elevadas durante o dia com pancadas de chuva durante a noite, a temperatura média anual é de 28ºC, podendo variar de 21ºC a 42ºC.

Consulte-nos

EMO7ION

Você merece uma grande aventura!

Especialistas em Turismo Personalizado

TRAVEL DESIGNERS

Viagens Globais Personalizadas
Parceladas em até 12 vezes!
Phone, Cell & WhatsApp
+55 71 3032 0700
+55 71 99204 0661
+55 71 99334 0015
emo7ion@emo7iontour.com
Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil