Salvador, BA, Brasil
+55 71 3032 0700
emo7ion@emo7iontour.com

Cataratas do Iguaçu

Você merece uma grande aventura

Cataratas do Iguaçu

Foz do Iguaçu surpreende visitantes de todas as idades, preferências e nacionalidades, estando constantemente, a bater novos recordes de visitantes.

Localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná (Brasil), e o Parque Nacional Iguazú em Misiones (Argentina), na fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.

Iguaçu em língua Tupi-guarani, traduz-se para “água grande”. De acordo com uma lenda, um deus pretendia casar-se com uma bela mulher de nome Naipi. No entanto, esta fugiu com seu amante mortal Tarobá em uma canoa. Com raiva, o deus cortou o rio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna.

Historicamente, o primeiro europeu a encontrar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, em 1541. Atualmente, é o segundo local mais visitado por estrangeiros no Brasil.

Na época de chuvas, as Cataratas do Iguaçu chegam a ser a 3ª maior do mundo em volume de água. Por essa altura, a vazão de água passa de uns 1,5 mil metros cúbicos por segundo, para cerca de 11,3 mil metros cúbicos por segundo.

Barco inflável a motor com grupo de turistas atravessando uma corredeira durante o passeio do Macuco Safari no Parque Nacional do Iguaçu, Paraná

As famosas Cataratas do Iguaçu – uma das maiores do mundo – tem uma extensão aproximada de 2,7 km e, no seu conjunto geográfico, são formadas por 275 quedas de água, entre elas a Garganta do Diabo. Esta, em forma de U, tem 82 metros de altura, 150 metros de largura e 700 metros de comprimento, é a mais impressionante de todas as cataratas, marcando a fronteira entre a Argentina e o Brasil. A borda da tampa de basalto das quedas, recua cerca de 3 mm por ano. A água do baixo Iguaçu se acumula em um cânion que drena no rio Paraná, a uma curta distância da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Passeios em barcos infláveis durante os quais os turistas ficam encharcados são uma forma muito tentadora de apreciar esse espetáculo natural.

Embora o território brasileiro abrigue mais de 95% da bacia do rio Iguaçu, dois terços das cataratas ficam em território argentino.

A junção entre a água marca a fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai. Existem pontos nas cidades de Foz do Iguaçu, no Brasil, Puerto Iguazú, na Argentina, e Ciudad del Este, no Paraguai, que têm acesso ao rio Iguaçu, onde as fronteiras dos três países podem ser vistas.

Ao redor das cataratas, fica o Parque Nacional do Iguaçu, uma floresta subtropical com grande biodiversidade. Perto do centro de visitantes, fica o Parque das Aves, que abriga cerca de 150 espécies, inclusive tucanos e araras. Ao norte de Foz do Iguaçu, é possível fazer uma excursão para conhecer a enorme Usina Hidrelétrica de Itaipu, que fornece parte da energia consumida no Brasil. Perto dali, fica um templo budista em estilo chinês com mais de 100 estátuas, entre elas um Buda de 7 m de altura. Na cidade, há hotéis, restaurantes que atendem aos visitantes das cataratas.

Consulte-nos

EMO7ION

Você merece uma grande aventura!

Especialistas em Turismo Personalizado
TRAVEL DESIGNERS
Viagens Globais Personalizadas
Parceladas em até 12 vezes!
Phones, Cell & Whatsapp
+55 71 3032 0700
+55 71 99204 0661
+55 71 99334 0015
emo7ion@emo7iontour.com
Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil