EGITO – Festival do Sol de ABU SIMBEL

EGITO – Festival do Sol de ABU SIMBEL

Esta vivência não representa só mais outra experiência; trata-se de um festival milenar que celebra a cultura, a história e a ciência!

Há mais de 3200 anos que, duas vezes por ano – a 22 de fevereiro e a 22 de outubro – ocorre, um Fenômeno Solar criado pelo engenho da mão humana, no Templo de Abu Simbel. Este templo foi construído de tal maneira que somente nestes dois dias, o sol brilha na câmara sagrada, iluminando uma estátua de Ramsés e os deuses aos quais o templo se dedica. A única estátua que não é iluminada é a do deus da escuridão.

Durante o festival, milhares de pessoas celebram a inteligência humana e a sua capacidade de se utilizar de fenômenos naturais.

Cedo pela manhã grandes multidões se reúnem para esperar o nascer do sol. Muitas pessoas aproveitam esta oportunidade para meditar e encontrar uma sensação de paz antes do início do festival. Uma ocasião para observar as maravilhas do antigo mundo egípcio, a inovação e inteligência que criaram este belo espaço.

Ao nascer do sol, a calma se transforma em emoção quando as pessoas se juntam para observarem a maravilhosa vista das três estátuas banhadas pela luz do sol.

Depois, quando o sol se eleva demais e as estátuas voltam à sombra, todos comem, bebem, dançam e celebram. O dia está cheio de diversão e emoção. Ali, verá cantores e dançarinos tradicionais mostrando as suas habilidades. Há artesãos de todos os tipos compartilhando o produto do seu ofício. Há também muitas oportunidades para experimentar a deliciosa comida egípcia local.

O templo de Abu Simbel fica situado ao sul de Aswan, ao longo da margem do Lago Nasser e é o mais famoso templo de todo o Egito, depois das Pirâmides de Gizé.

Construído pelo maior dos faraós, Ramsés II, estes enormes templos marcavam o limite sul do Império Egípcio com a Núbia, no auge de seu poder durante o Império Novo. Eles foram feitos para transmitir o poder dos governantes do Egito a qualquer um que colocasse os olhos sobre eles.

A capacidade arquitetônica da época era fenomenal, as grandes estátuas de Ramsés e da sua esposa Nefertari, que adornam suas fachadas, ainda hoje são inspiradoras. As quatro estátuas que guardam a entrada para o maior desses templos são as maiores esculturas que sobreviveram desde a era faraônica.

Abu Simbel foi redescoberto em 1813 pelo explorador John Lewis Burckhardt. Os templos tinham sido esquecidos há muito tempo e as areias do deserto tinham coberto tudo menos os topos das cabeças das imensas estátuas que estão na entrada. Desde 1909, quando a areia foi finalmente removida, esses templos gêmeos voltaram a ser o local mais famoso do sul do Egito.

Os dois templos esculpidos na encosta estão decorados com hieróglifos que comemoram a grande vitória de Ramsés II na Batalha de Cades. O templo maior com quatro enormes estátuas de Ramsés II, sentado em frente a ele, é dedicado a Amon, Ptah e Re-Harakty. Ao entrar no grande templo, há uma série de salas, dedicadas ao próprio Ramsés e aos membros importantes de sua família.

A sala final, o sanctum sanctorum, permanece na escuridão todos os dias, menos naqueles dois dias do ano.

Isso não foi feito por acaso, foi necessário um conhecimento amplo sobre ciência, matemática, arquitetura e astronomia para conseguir este resultado. Um feito enorme, sobretudo se o enquadramos no tempo.

O segundo templo dedicado à deusa Hathor, embora significativamente menor que o primeiro, foi construído para homenagear a esposa favorita de Ramsés, Nefertari. A rainha aparece em pé de igualdade com o faraó.

O templo maior está alinhado com o sol, de modo que duas vezes por ano o sol brilha em seus recessos mais profundos para iluminar uma estátua de Ramsés e os deuses aos quais o templo se dedica.

Os arquitetos antigos posicionaram o templo para que a luz do sol atingisse na sala no dia 22 de fevereiro, o aniversário de sua ascensão ao trono e, no dia do seu aniversário, 22 de outubro. Nessas duas datas, o sol nasce e ilumina o corredor do templo, e três das quatro estátuas no santuário (as três primeiras estátuas são do faraó Ramsés II, Ra – o deus do sol e Amon – o rei dos deuses. Ramsés incluiu-se com os deuses porque, como faraó, ele se considerava um deus). A quarta estátua permanece na escuridão porque representa Ptah, o deus das trevas. Esta estátua nunca viu a luz solar!

A quantidade de planejamento e esforço que deve ter sido usada para fazer esse simbolismo funcionar é o que torna esse templo verdadeiramente impressionante. Um pequeno erro e o deus das trevas se ilumina, ou um erro de cálculo e o sol não alcança todo o caminho de volta. Os antigos egípcios eram verdadeiros gênios arquitetônicos!

O Festival do Sol de Abu Simbel

Cedo pela manhã grandes multidões se reúnem para esperar o nascer do sol. Muitas pessoas aproveitam esta oportunidade para meditar e encontrar uma sensação de paz antes do início do festival. Uma ocasião para observar as maravilhas do antigo mundo egípcio, a inovação e inteligência que criaram este belo espaço.

Ao nascer do sol, a calma se transforma em emoção quando as pessoas se juntam para dar uma boa olhada na maravilhosa vista das três estátuas banhadas pela luz do sol. Quando o sol se eleva demais e as estátuas voltam à sombra, todos comem, bebem, dançam e celebram. O dia está cheio de diversão e emoção. Você verá cantores e dançarinos tradicionais mostrando suas habilidades. Há artesãos de todos os tipos a compartilhar o seu ofício. Há também imensas oportunidades para experimentar a deliciosa comida egípcia local. Aproveite para sentir e conhecer as redondezas, com ênfase na cultura egípcia local e atual.

Os templos estão localizados várias horas ao sul de Aswan, mas a maioria dos turistas chegam a Abu Simbel de avião. O voo de Aswan é de apenas 30 minutos e há dois voos por dia cronometrados para que os turistas tenham cerca de duas horas para visitar os templos.

Também é possível visitar Abu Simbel, juntando-se a um cruzeiro no Lago Nasser. Estes navios atracam na frente dos templos para que os passageiros tenham a chance de ver os templos ao luar e à luz do amanhecer. Outra forma de visitar Abu Simbel é viajando de carro desde Aswan, o trajeto dura cerca de 3 horas.

ROTEIRO

(GUIAS LOCAIS EM PORTUGUÊS)

INÍCIO DIA 19 DE FEVEREIRO NO CAIRO

* Legenda: C=café da manhã; A=almoço; J=jantar

1º Dia – 19.Fevereiro – CAIRO

Chegada ao Aeroporto Internacional do Cairo, recepção e assistência às formalidades de visto e alfandegárias. Traslado em ônibus com ar condicionado ao hotel. Check- in e pernoite no Cairo.

2º Dia – 20.Fevereiro – CAIRO – Visita ao Museu Egípcio, Pirâmides de Gizé e Esfinge (C, A)

Após o café da manhã, saída para iniciar os passeios do dia. Visita ao Museu Egípcio, o Grande Museu de Antiguidades, onde poderemos ver os tesouros do Rei Tut Ankh Amon. Após o almoço em restaurante local, visita ao Planalto de Gizé, que abriga as maiores atrações turísticas do Egito, as famosas Pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos, além da Grande Esfinge. Retorno ao hotel e hospedagem.

Tour opcional: Jantar e show folclórico em restaurante flutuante com navegação de 2 horas.

3º Dia – 21.Fevereiro – CAIRO / ASWAN – Visita à Represa e ao Obelisco Inacabado (C)

Voo incluído: (Cairo / Aswan)

Após o café da manhã, traslado ao aeroporto para embarque em voo à Aswan. Chegada e encontro com o guia que nos acompanhará na visita aos principais pontos da cidade: Represa de Aswan, localizada em frente ao Rio Nilo. O objetivo da sua construção foi aumentar a produção econômica através do controle das cheias do Nilo, proporcionando o armazenamento de água para a agricultura e mais tarde para gerar energia hidrelétrica. A barragem tem influenciado diretamente na economia e cultura do Egito. Em seguida visitaremos as escavações em torno de um obelisco que se elevaria acima de qualquer obelisco antigo conhecido e aprenderemos  como foi esculpido a partir de rocha sólida. Traslado ao hotel e hospedagem.

Passeio opcional no período da tarde: Visita ao vilarejo Núbio (duração de 3 horas)

Traslado até o ponto de embarque para que possamos entrar no barco que nos levará até a margem oeste do Rio Nilo para explorar a vida natural e simples dos Núbios. Esse povoado é parte do Egito e nesse passeio poderemos visitar a casa de uma típica família Nubia e compartilhar com seus integrantes de uma degustação de algumas bebidas (chá de Hibisco é típico dos núbios). Pararemos para um mergulho no Rio Nilo e um passeio à camelo. Visitaremos uma escola local e as mulheres terão a oportunidade de fazer uma tatuagem de henna. Veremos os crocodilos que são criados como animais de estimação e passaremos pelo colorido mercado. Voltaremos de barco até o hotel. Pernoite em Aswan.

4º Dia – 22.Fevereiro – ASWAN //  ABU SIMBEL – Visita aos Templos e Festival do Sol

Às 2h da manhã sairemos rumo aos Grandes Templos de Abu Simbel, onde nos posicionaremos para testemunhar a extraordinária e rara iluminação do sol à estátua de Ramsés II e seus deuses do sol Re-Horakhte e Amon-Ra. Mais tarde, conheceremos os templos de Abu Simbel e Hathor, do século XIII a.C – também conhecido como o Templo da Rainha Nefertari. Os raios do sol se alinham no sanctum sanctorum que ilumina o Santo dos Santos, uma pequena sala com quatro estátuas: Ptah, Amon-Ra, Ramesses e Ra-Horakhty. O sol brilha nas últimas três estátuas, mas deixa a estátua de Ptah, o deus das trevas, na sombra. Fora do Templo, você desfrutará de apresentações de grupos folclóricos núbios e egípcios. Mais tarde, retorno a Aswan.

Tour opcional pela tarde: passeio de Felluca para a ilha Elefantine e navegação em volta do Mausoléu Agha Khan.

Tour opcional pela noite: Som e luz no tempo de Philae. Antigos deuses e deusas ganham vida com música, luzes e narração. Aprenda tudo sobre o mito de Ísis, Osíris e Seth, enquanto os templos são iluminados. Pernoite em Aswan.

5º Dia – 23.Fevereiro – ASWAN // LUXOR – Templo de Kom Ombo e Templo de Edfu (C)

Após o café da manhã, saída em ônibus de Aswan com guia em português. Começaremos a jornada com uma visita ao Templo de Kom Ombo, que é dedicado tanto a Sobek, o deus  crocodilo, quanto a Hórus, o deus falcão. Em seguida, visitaremos o bem preservado Templo Ptolemaico dedicado à Horus em Edfu. Será oferecido lunch-box durante o percurso. Depois seguiremos a viagem para Luxor. Assistência no hotel para check-in. Hospedagem.          

6º Dia – 24.Fevereiro – LUXOR – Vale dos Reis, Templo de Hatshepsut e Colossos de Memnon e Passeio de Carruagem com city tour pelo Souk (C)

Após o café da manhã desfrutaremos de uma visita guiada à margem oeste do rio Nilo em Luxor para visita ao Vale dos Reis, que por um período entre os séculos XVI-XI a.C., tumbas foram construídas para os faraós e poderosos nobres do Reino Novo. Continuação ao Templo de Hatshepsut, a poderosa rainha egípcia, e os colossos de Memnon.

Pela tarde, passeio de carruagem com city tour pelo Souk (os mercados). Retorno ao hotel, pernoite em Luxor.

7º Dia – 25.Fevereiro – LUXOR – Visita ao Templo de Luxor (C)

Manhã livre.

Tour Opcional: Nascer do sol a bordo de balão – Partiremos antes do amanhecer; atravessaremos o rio Nilo até a margem Oeste, onde o balão de ar quente nos aguarda. Vamos flutuar pacificamente sobre a margem oeste de Luxor observando Vale do Rei, Vale das Rainhas e Montanha dos Nobres. O nascer do sol sobre a margem leste iluminará a cidade e o monte ao redor.        

Pela tarde, desfrutaremos de um tour guiado pela margem Leste de Luxor, visitando o magnífico templo de Luxor.

Tour opcional pela noite: Som e Luz no templo de Karnak. Pernoite em Luxor.

8º Dia – 26.Fevereiro –LUXOR / CAIRO – Visita ao Cairo Islâmico e Bazar Khan El-Khalili (C)

Voo incluído: (Luxor/Cairo)

Após o café da manhã, traslado ao Aeroporto de Luxor para embarque em voo de retorno ao Cairo. Na chegada ao aeroporto do Cairo, encontro com o guia para iniciar um tour pelo Cairo islâmico com a sua famosa rua Moaz. Em seguida, livre caminhada no famoso Bazar Khan El-Khalili onde poderemos apreciar a atmosfera oriental e beber chá egípcio em um café local. Traslado ao hotel para pernoite.

9º Dia – 27.Fevereiro – CAIRO (C)

Após o café da manhã, traslado ao Aeroporto do Cairo para voo de saída do país.

Hotéis Previstos ou similares:

CAIRO: Hilton Conrad (5*)

ASWAN: Movenpick ou Pyramisa Isis (5*)

LUXOR: Sonesta St. George ou Achti Resort (5*)

Passeios Opcionais (Preços por pessoa)

Abu Simbel em ônibus

1 pessoa  USD 165 / 2 pessoas USD 120

Visita ao Vilarejo Núbio

1 pessoa USD 70 / 2 pessoas USD 40

City Tour em Aswan

1 pessoa USD 55 / 2 pessoas USD 35

City Tour em Luxor com passeio em carruagem

1 pessoa USD 55 / 2 pessoas USD 35

Passeio de Balão em Luxor

1 pessoa USD 130 / 2 pessoas USD 130

Show de Luzes e Sons no Templo de Karnak

1 pessoa USD 65 / 2 pessoas USD 45

Show de Luzes e Sons no Templo de Philae

1 pessoa USD 65 / 2 pessoas USD 45

Show de Luzes e Sons nas Pirâmides

1 pessoa USD 65 / 2 pessoas USD 45

Jantar no Cruzeiro no Cairo

1 pessoa USD 70 / 2 pessoas USD 45

Passeio de dia inteiro a Memphis e Sakkara com almoço

1 pessoa USD 75 / 2 pessoas USD 55

Passeio de dia inteiro a Alexandria

1 pessoa USD 200 / 2 pessoas USD 125

PREÇOS POR PESSOA |SOMENTE TERRESTRE

HOSPEDAGEM        APARTAMENTO       DUPLO         SINGLE        VALIDADE

Categoria 5 estrelas Standard        U$ 2.080       U$ 2.553      19/02/2020 até 27/02/2020

Parcelamento possível em até:   10x U$ 208    10x U$ 255

FORMAS DE PAGAMENTO

– No Cheque: Em até 10 vezes iguais sem juros no cheque pré-datado. Não aceitamos cheques de terceiros ou de pessoa jurídica cujos proprietários não sejam os viajantes;

– No Cartão: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 9 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners. O Cartão de crédito deverá ser do próprio passageiro ou de parente em primeiro grau, com o mesmo sobrenome;

– No Boleto Bancário: Em até 10 vezes iguais sem juros (1+9);

– Pagamento à vista (depósito ou cheque): 3% de desconto.

O QUE INCLUI

INCLUÍDO:

– Hospedagem por 03 noites (02+01) no Cairo com café da manhã;

– Hospedagem por 02 noites em Aswan com café da manhã;

– Hospedagem por 03 noites em Luxor com café da manhã

– Todos os traslados desde/para aeroportos;

– Passeio às Pirâmides, Esfinge e Museu Egípcio com almoço em restaurante local;

– Passeio ao Cairo Islâmico e Rua Moaz, e tempo livre no Bazar Khan El Kalili;

– Passeios em Aswan: Represa e Obelisco inacabado e Abu Simbel em ônibus;

– Traslado de Aswan a Luxor em veículo privativo com visita aos Templos de Edfu e Kom Ombo com lunch box;

– Passeios em Luxor: Vale dos Reis, Templo de Hatchepsut, Colossos de Memnon, Templos de Luxor  e Karnak e City tour em carruagem;

– Acompanhamento de guias locais em português;

– Passagens aéreas domésticas em classe econômica: Cairo / Aswan // Luxor / Cairo;

– Visto na chegada;

– Kit Viagem;

– Seguro de Viagem Internacional (Consulte suplemento para maiores de 70 anos). 

NÃO INCLUÍDO:

– Passagem Aérea Internacional;

– Taxas de embarque;

– Passeios que constam como opcionais;

– Bebidas;

– Refeições não mencionadas;

– Despesas Pessoais;

– Tours opcionais;

– Entrada nas Pirâmides (aproximadamente US$ 18,00) e na Sala de Múmias do Museu Egípcio (aproximadamente US$ 9,00);

 IMPORTANTE:

– Para o guia local, a sugestão de gorjeta é de USD 40, desde que você tenha ficado satisfeito com os serviços prestados.

– Franquia de bagagem nos voos internos é 1pç de 20kg.

– Para ter internet no celular durante o período da viagem, recomendamos comprar um chip local que custará em torno de USD10,00. 

DOCUMENTAÇÃO PARA EMBARQUE – Passageiros Brasileiros

· Passaporte com validade mínima de 6 meses além da data do final da viagem.

· Visto de entrada para o Egito (Emitido na chegada ao Aeroporto)

· Certificado Internacional contra Febre Amarela (aplicada com até 10 dias antes da viagem).

Consulte-nos

EMO7ION

Você merece uma grande aventura!

Especialistas em Turismo Personalizado
TRAVEL DESIGNERS
Viagens Globais Personalizadas
Parceladas em até 12 vezes!
Phones, Cell & Whatsapp
+55 71 3032 0700
+55 71 99204 0661
+55 71 99334 0015
emo7ion@emo7iontour.com
Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil