Origens do Rio Amazonas

O rio Amazonas, faz parte da vida de milhões de espécies, da nossa imaginação, talvez por ser um dos rios mais extensos do mundo, com mais de mil afluentes, sendo que alguns deles, como o Madeira, o Negro e o Japurá, estão entre os 10 maiores rios do planeta.

É, de longe, o rio com maior fluxo de água por vazão, com uma média superior que a dos próximos sete maiores rios combinados (excluindo Madeira e rio Negro, que são afluentes do próprio Amazonas). A Amazônia, que tem a maior bacia hidrográfica do mundo, com mais de 7 milhões de quilômetros quadrados, é responsável por cerca de um quinto do fluxo fluvial total do mundo, sendo que a água que flui pelos rios amazônicos equivale a 20% da água doce líquida da Terra.

O Amazonas é um desafio!

EXPEDIÇÃO ORIGENS DO RIO AMAZONAS
10 dias e 09 noites

O Rio Amazonas é um dos rios mais extensos no planeta e o maior em volume de água do mundo. Nasce como um filete de água na Cordilheira dos Andes – uma vasta cadeia montanhosa na costa ocidental da América do Sul – onde o degelo dos picos nevados é fonte de alimento dos primeiros cursos d’água que, após conectarem-se a incontáveis afluentes e receberem diversos nomes, formarão o grande Rio Amazonas.

Uma expedição realizada em 2007 confirmou que a nascente mais distante da foz do Rio Amazonas estaria localizada no Nevado Mismi, nos Andes peruanos. Em uma análise mais detalhada, foi identificado o local exato desta nascente como sendo o córrego de Carhuasanta, situado aos pés de Mismi e alimentado por seu degelo.

Partindo da cidade de Lima/Peru, elaboramos uma programação com 10 dias de um roteiro que nos levará desde o coração da antiga civilização Inca, passando pelo Vale Sagrado e a cidade perdida de Machu Picchu, até os cumes nevados dos Andes em busca das Origens do Rio Amazonas.

Sazonalidade:
Dezembro a Fevereiro – período com mais chuvas e neve;
Março a Novembro – período com clima mais ameno;

As expedições que organizamos são diferenciadas pelos serviços que oferecemos:
1. Atendimento personalizado;
2. Equipamentos adequados, revisados e com manutenção em dia;
3. Guias experientes e orientados para tratamento humanizado a todos os clientes;
4. Orientações detalhadas sobre tudo relacionado à viagem;
5. Procedimentos preventivos para maior segurança dos participantes;
6. Equipe treinada para extremo respeito com o meio-ambiente e com a cultura local;
7. Empresa legalmente habilitada pelo Ministério do Turismo, Departamento Estadual de Turismo do Estado de Roraima, Associada à ABETA – Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura e Natureza.

Este pacote inclui:
• Translado aéreo Lima / Cusco / Arequipa / Lima;
• Transportes citados no roteiro;
• Receptivo de aeroporto;
• Hospedagem em Cusco / Águas Calientes / Arequipa / Oasis Ecolodge / Chivay;
• Atividades turísticas citadas no roteiro (City tour, excursões, visitação, etc.);
• Pensão completa no trekking: café da manhã, almoço e jantar de trilha;
• Equipamentos de camping: barracas, lonas, fogareiro, material de cozinha;
• Kit primeiros socorros;
• Guias durante todo o roteiro;
• Taxas de entrada em locais nomeados no roteiro.

Itens não inclusos: Seguro viagem internacional para esportes de aventura, bilhetes aéreos internacionais, hospedagem não citadas, refeições não citadas, carregador pessoal, equipamentos pessoais, outros transfers e passeios não citados.

(*) Este pacote não inclui seguro viagem, porém, todos os participantes devem ter seu próprio seguro viagem para participar da expedição, com apresentação da apólice via e-mail até 05 dias antes do dia da viagem, pela seguradora que tenham preferência.

Sugestão de ROTEIRO

Dia 1 – Lima / Cusco
Chegada em Lima (154 mt). Voo para Cusco (3.400 mt).

Dia 2 – Cusco
City tour guiado pela cidade de Cusco com visita a Plaza Mayor, a Catedral e o Templo do Sol Korikancha. A excursão continua para fora da cidade com visitação aos complexos Incas de Kenko, Tambomachay, Puca Pucara e a impressionante Fortaleza de Sacsayhuamán (3.700 mt). A Fortaleza de Sacsayhuamán é famosa pelas enormes pedras talhadas que compõem as paredes externas do seu complexo, as pedras foram cortadas e encaixadas com uma incrível precisão de forma que nem uma lâmina conseguiria ser colocada entre elas. Algumas destas pedras transpassam os 09 metros de altura e chegam a pesar mais de 350 toneladas. Retorno ao hotel.
Pernoite em Cusco.

Dia 3 – Cusco / Valle Sagrado / Ollantaytambo / Aguas Calientes
Excursão ao Vale Sagrado com visitação os típicos povoados de Pisac, Calca, Yucay e Urubamba. Também conheceremos as andenerías, sistema utilizado pelo povo Inca que permitiu o desenvolvimento da produção agrícola nos Andes, onde o plantio era feito em terraços construídos nas laterais das montanhas. Pela tarde, visitaremos Ollantaytambo (2.792 mt), outro enorme complexo inca que tinha funções administrativas, agrícolas e religiosas. Aqui poderemos apreciar um pouco mais da arquitetura Inca, os templos e palácios construídos por eles. Translado até a estação ferroviária de onde parte o trem para Águas Calientes (2.040 mt), povoado localizado aos pés de Machu Picchu.
Pernoite em Águas Calientes.

Dia 4 – Águas Calientes / Machu Picchu e Waynapicchu / Cusco
Neste dia visitaremos Machu Picchu (2.430 mt), a Cidade Perdida dos Incas, uma das 07 maravilhas do mundo moderno. O transporte desde Águas Calientes é feito de ônibus e dura aprox. 25 minutos. Realizaremos um tour às ruínas, por aproximadamente 03 horas. Durante o percurso, o guia nos contará toda a história da cidade e os avanços tecnológicos que os Incas alcançaram em sua construção, a complexidade dos canais de abastecimento de água que revelam o profundo conhecimento de hidráulica que havia na época, as escadarias talhadas em rocha pura da montanha. A visita se estenderá à fascinante Pedra de Intihuatana ou “Onde o sol é amarrado”, situada no ponto mais alto de Machu Picchu, esta servia como um enorme relógio solar que marcava a passagem do tempo no calendário Inca. Todas estas construções, junto ao Templo do Sol, a Tumba Real, a Casa do Sacerdote, os Banhos do Inca e o Templo das Três Janelas, nos permitem voltar no tempo e reviver a existência desta admirável civilização. Pela tarde, trem de volta à Cusco.
Pernoite em Cusco.

Dia 5 – Cusco / Arequipa
Voo de Cusco para Arequipa (2.335 mt). Arequipa é a segunda cidade mais importante do Peru, tem origem colonial e foi construída entre três vulcões: Misti, Chachani y Pichu Pichu. Faremos um city tour pela cidade iniciando pela Praça das Armas, considerada uma das mais bonitas do país; seguindo pela Catedral, um belo exemplo da arquitetura peruana durante o século XIX que guarda preciosos tesouros de ouro e prata; e continuado pela Igreja de La Campaña, um antigo templo jesuíta e talvez a mais importante de Arequipa por sua história e tradição. Ainda no mesmo dia, visitaremos o labirinto do monastério e o convento de Santa Calina, uma “pequena cidade” do século XVII aberta ao público apenas em 1970 depois de passar 400 anos clausurada, visitá-la é como viajar quatro séculos no passado. Atualmente 20 monges ainda vivem no local seguindo os antigos costumes.
Pernoite em Arequipa.

Dia 6 – Arequipa / Cabanaconde / Chuccho / Oasis Ecolodge
Antes de o sol nascer, deixamos Arequipa com destino ao Vale de Colca. Após 03 horas de viagem, uma breve parada em Chivay (3.600 mt). Logo em seguida, continuamos pela estrada por mais 02 horas até Cabanaconde (3.287 mt) às margens do Cânion de Colca, um dos mais profundos do mundo. A partir deste ponto iniciaremos o trekking com uma descida pelo cânion até o Rio Colca. Cruzado o rio, seguimos para a aldeia San Juan de Chuccho (2.300 mt) com parada para descanso e almoço. O caminho continua com uma subida pelo outro lado do cânion, passando pelos pitorescos povoados de Coshñirgua e Malata e logo em seguida baixaremos novamente para terminarmos o dia no Oasis. O Oasis é um ecolodge localizado no fundo do Cânion de Colca, isolado no meio da Cordilheira do Andes, perfeito para encontrar um momento de sossego do mundo externo. A acomodação será em bungalows feitos de bambú e teremos uma piscina com água à temperatura ambiente para desfrutar e relaxar.
Pernoite em Oasis Ecolodge.

Dia 7 – Oasis Ecolodge / Cabanaconde / Cruz del Cóndor / Chivay
Antes do sol nascer, iniciamos a subida do cânion de volta até Cabanaconde, a caminhada noturna é feita com auxílio de lanternas, pois de dia o sol pode ser escaldante. Aos viajantes que se sentirem muito cansados há a possibilidade de contratar à parte o serviço de mulas cargueiras para levá-los trilha acima. Depois da caminhada, café da manhã com ovos fritos e panquecas doces. Retorno a Chivay, no caminho uma parada no mirante Cruz del Cóndor em uma tentativa de avistar a maior ave voadora do mundo, o Condor Andino. Restante do dia livre para passear e conhecer o povoado de Chivay.
Pernoite em Chivay.

Dia 8 – Chivay / Quebrada Aquenta / Quebrada Carhuasanta (Nascente do Rio Amazonas) / Acampamento Base
Partimos cedo de Chivay em veículos 4×4 até a Quebrada de Aquenta (4.600 mt), a rota que percorremos é simplesmente espetacular, durante o caminho haverá paradas para aclimatação e apreciação da paisagem. A partir de Aquenta iniciaremos uma caminhada até a Quebrada Carhuasanta (5.300 mt), aos pés do Nevado Mismi, cujo degelo alimenta o curso d’água que escorre pela rocha exposta da montanha, local considerado como a nascente do Rio Amazonas.
Pernoite em acampamento.

Dia 09 – Acampamento Base / Nevado Mismi / Laguna Mclntyre / Acampamento Base
Desde o acampamento, seguiremos montanha acima para alcançar o cume do Nevado Mismi (5.597 mt) em uma caminhada de aproximadamente 03 horas. Após uma parada para descanso e contemplação da paisagem, desceremos até a Laguna Maclntry, lago de origem glaciar também alimentado pelo degelo de Mismi. A Laguna Maclntry é a fonte que alimenta o curso d’água de Carhuasanta, a nascente do Amazonas. Pernoite em acampamento.

Dia 10 – Acampamento Base / Chivay / Arequipa / Lima
Saímos do acampamento e nos dirigimos em veículos 4×4 até Chivay onde visitaremos as águas termais de La Calera para relaxar o corpo após a aventura até a nascente do Amazonas. Continuamos pela estrada até Arequipa de onde partirá o voo de volta a Lima.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

• Não recomendamos este roteiro para pessoas que estejam em tratamento médico.
• O roteiro desde início até o final pode sofrer modificações conforme as condições climáticas e/ou por motivos alheios a nossa vontade.
• É extremamente necessário o saco de dormir (resistente a temperaturas extremas de -10ºC) e isolante térmico ou colchonete – solicite lista completa de equipamentos.
• É possível alugar equipamentos pessoais em Arequipa antes do inicio dos trekkings – consulte valores e disponibilidade.
• Documento de Identidade expedido pela Secretaria de Segurança Pública (RG) original e o Certificado Internacional de Vacinação são suficientes para entrada de brasileiros no Peru. Porém, recomendamos trazer também o Passaporte válido.
• Caso o cliente seja estrangeiro, para algumas nacionalidades a entrada no Peru é permitida apenas com apresentação do Passaporte válido e devidamente acompanhado do Certificado Internacional de Vacinação. Algumas nacionalidades precisam solicitar um visto de entrada com antecedência, verifique a necessidade e, se for o caso, providencie.
• O cliente é responsável por estar com toda a documentação pronta para dar entrada em território peruano.
• Participante menor de idade (idade mínima sob consulta) deve realizar a expedição acompanhado dos pais ou responsável, com a devida autorização. Acesse o link para mais informação: http://www.portalconsular.mre.gov.br/outros-servicos/autorizacao-de-viagem-para-o-exterior-de-criancas-e-adolescentes
• A reserva da viagem passa a ser confirmada com o preenchimento da ficha de inscrição, envio da cópia do RG ou Passaporte e pagamento.

EXPEDIÇÃO ORIGENS DO RIO AMAZONAS
10 dias e 09 noites
VALORES (sujeitos a confirmação)

Grupo com 11 pessoas ou mais US$ 2.800,00 por pessoa
Grupo de 06 a 10 pessoas US$ 2.950,00 por pessoa
Grupo de 03 a 05 pessoas US$ 3.090,00 por pessoa
Para grupos menores, consulte valores.
Opções de Pagamentos e Descontos
Cartão de crédito – em até 06 vezes sem juros e sem descontos, no ato da reserva.
Transferência bancária com 10% de desconto – parcelado em até 10x sem juros, por transferência bancária. A quantidade de parcelas varia de acordo com a data da compra em relação à data da viagem, sendo que a 1ª parcela seja no ato da reserva e a última parcela seja quitada até 10 dias antes da viagem.
Não aceitamos cheques.
Valores sujeitos a alteração – consulte-nos ao confirmar sua reserva.

POLÍTICA DE CANCELAMENTO

Se houver cancelamento antecipado ao dia da saída originado pela CONTRATADA, todo o valor pago será ressarcido integralmente.

De acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de agosto de 1985 da EMBRATUR, em caso de cancelamento por iniciativa do CONTRATANTE, haverá perda em favor da CONTRATADA, dos seguintes percentuais sobre o preço do pacote contratado:
– 10% – cancelamento a mais de 30 dias antes do início da expedição;
– 20% – cancelamento entre 30 e 21 dias antes do início da expedição;
– percentuais superiores aos acima referidos, desde que correspondentes a gastos efetivamente comprovados pela agência perante a EMBRATUR, efetuados em decorrência da desistência do usuário – para cancelamento a menos de 21 até 08 dias antes do início da excursão.
– Cancelamentos a menos de 07 dias ou não estando presente para o início da viagem caracteriza-se No-Show e não haverá reembolso.

Notas:
Todo e qualquer ressarcimento será realizado 30 dias após o cancelamento.
Não temos responsabilidades sobre a parte aérea de ida e volta para Boa Vista, os mesmos não fazem parte do pacote.

Consulte-nos

PASSION

for Discovery

– Travel DESIGNERS

Pense na sua vida como uma história
que merece uma grande aventura

Passagens Aéreas Hospedagem Câmbios
Cruzeiros Passaportes & Vistos Assistência em Viagem
Pacotes Nacionais & Internacionais
Rent a Car Tours Ingressos Trens



+55 71 99334 0015