Monte Roraima: lugar mágico que desperta emoções e sensações

 
-Imagine aventurar-se num dos lugares mais antigos e únicos do planeta;
-Imagine o reencontro consigo mesmo, e ao mesmo tempo, com a origem da vida;
-Imagine estar num lugar onde tudo à sua volta – incluindo o ar que respira – o faz repensar sobre o verdadeiro sentido da vida;
-Parece, mas não é de um texto literário o que lhe estamos a tentar mostrar por palavras. Estamos a falar do Monte Roraima, um lugar com mais de 2 bilhões de anos, cheios de incríveis formações geológicas exóticas.
 
O Monte Roraima não é um lugar-comum, nem é um lugar para o comum dos mortais. 
 
Complexo, desafiador e misterioso, tem chamado a si, a atenção aventureiros, biólogos, antropólogos, turistas e místicos e também. 
 
De acordo com a lenda dos índios caribés, no início dos tempos, aquela região era desprovida de qualquer elevação. Muitas tribos viviam naquela área plana e fértil onde o acesso a comida era fácil e abundante. Porém, a certa altura, nasceu num dos locais daquela região uma bananeira, um tipo de árvore que nunca aparecera ali antes. Tornou-se, rapidamente, viçosa e cheia de belos frutos, mas o Deus Macunaíma mandou um recado aos habitantes locais: 
 
-“Ninguém pode tocar nela ou em seus frutos, pois aquela árvore é um ser sagrado; Se alguém o fizer, inúmeras desgraças irão acontecer ao povo desta terra.”
 
Todos obedeceram ao aviso que lhes foi dado. Porém, ao amanhecer de um certo dia, a tribo percebeu que alguém tinha cortado a bananeira e, momentos depois, a natureza revoltou-se. Trovões e relâmpagos rasgavam o céu deixando todos apavorados. Os animais fugiam. E do centro da Terra surgiu o Monte Roraima, elevando-se imponente até o céu. 
 
Dizem até hoje que o monte ainda “chora” pela violação no passado.
 
Lá o tempo não existe.
O que existem são lendas e mistérios encobertos pela neblina que envolve os tepuis (assim chamadas pelos índios, e representam imensos platôs com cerca de 3 mil metros de altitude), assustando e fascinando o ser humano. Esse clima de mistério levou o escritor inglês Conan Doyle, o criador de Sherlock Homes, a escrever a ficção “O Mundo Perdido“.
 
O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés. Assim, o alto índice pluviométrico promoveu a formação de pseudocarstes e de numerosas cavernas, além do processo de lixiviação do solo. A flora adaptou-se a essas condições climáticas e geológicas com um elevado grau de endemismo, onde encontram-se diversas espécies de plantas carnívoras – que retiram dos insetos capturados os nutrientes que faltam no solo. A fauna também é marcada por um acentuado endemismo, especialmente entre répteis e anfíbios. 
 
Descoberto apenas no século XIX, o Monte Roraima foi escalado pela primeira vez em 1884, por uma expedição britânica. Entretanto, apesar das diversas expedições posteriores, sua fauna, flora e geologia permanecem largamente desconhecidas. 
 
No interior do platô, inúmeras cavernas e sumidouros conferem ao monte Roraima uma estrutura pseudocárstica. Essas cavernas formam uma verdadeira rede, denominada “Monte Roraima Sul”. Com 10.820 metros de extensão e um desnível de 72 metros, alberga a maior caverna de quartzo do mundo. Em suas paredes, formaram-se diversos espeleotemas e agrupados de estalactites de até 50 centímetros de comprimento inclinadas na direção oposta às correntes de ar e cuja origem é desconhecida. 
 
Neste lugar mágico que desperta emoções e sensações profundas, foi criado em 1989 o Parque Nacional do Monte Roraima abrigando 116.000 hectares. Esta entidade localiza-se no estado de Roraima, e tem por objetivo a proteção da flora, fauna e demais recursos naturais da Serra Pacaraíma. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Consulte-nos

EMO7ION TOUR

Experts in the Art of Travel
Especialistas em Turismo Personalizado

TRAVEL DESIGNERS

Trabalhamos com Arte,
Criamos com Paixão!

Viagens Globais Personalizadas
Parceladas em até 12 vezes!
Contacte-nos! Venha saber o quanto é EMO7IONANTE conhecer-nos!

Working with Art,
Creating with Passion!
Come along! Come learn how EXCI7ING it is to know us!

Phones, Cell & Whatsapp
+55 71 3032 0700
+55 71 99334 0015
+55 71 99204 0661
+55 71 99361 0035

emo7ion@emo7iontour.com

Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil

Deixe uma resposta