Nau Sem-Rumo

 

Quando ouvir a expressão “Nau Sem – rumo“, saiba que ela pretende descrever um processo em que um tonel (grande vasilha para +- 1000 litros) cheio de vinho, fica a flutuar dentro de água durante algum tempo junto a um dos cais portuários da cidade do Porto (especificamente, em Gaia, que fica na outra margem do Rio Douro). Como estes cais estão perto da foz do rio Douro, aqui, a água do rio já apresenta alguma salinidade. Por osmose química, o vinho adquire um “leve sabor do Mar e néctar Marinho” motivado pela penetração da salinidade na madeira do tonel.
Já na época dos Descobrimentos o vinho era armazenado desta forma para se conservar um máximo de tempo durante as longas viagens. 
O vinho do Porto – vinho produzido exclusivamente a partir de uvas provenientes da região demarcada do Douro, no norte de Portugal – é um vinho diferente dos restantes vinhos, pelo fato de a fermentação do vinho não ser completa, sendo parada numa fase inicial (dois ou três dias depois do início), através da adição de uma aguardente vínica neutra (com cerca de 77º de álcool) – para além de ser cultivado num clima único. 
Assim o vinho do Porto é um vinho naturalmente doce (visto que o açúcar natural das uvas não se transforma completamente em álcool) e mais forte do que os restantes vinhos (entre 19 e 22º de álcool).
As características principais dos vinhos do Porto são: Branco, Ruby e Tawny.
 
Porto Branco
O vinho do Porto branco é feito exclusivamente a partir de uvas, as quais durante o processo de fermentação não há contacto das castas com o mosto, e envelhece em grandes balseiros de madeira de carvalho, com as características típicas dos vinhos jovens e frutados, e o único tipo de vinho de Porto que se subdivide quanto à sua doçura: brancos secos, meios-secos e doces
 
Porto Ruby
Os Ruby são vinhos tintos que, tal como o Porto Branco, também envelhecem em balseiros. Devido ao baixo contacto com a madeira (porque a relação superfície/volume é pequena) conservam durante mais tempo as suas características iniciais, devido à baixa oxidação. São assim vinhos muito frutados de cor escura (rubi), com sabores a frutas vermelhas (frutos silvestres ou ameixas por exemplo) e com características de vinhos jovens. 
Neste tipo de vinhos, por ordem crescente de qualidade, subdividem-se as categorias: Reserva, Late Bottled Vintage (LBV) e Vintage. Os vinhos das melhores categorias, principalmente o Vintage, e em menor grau o LBV, poderão ser guardados, pois envelhecem bem em garrafa.
 
Porto Tawny
Os Tawny, igualmente vinhos tintos, são feitos das mesmas uvas que os “Porto Ruby”, mas envelhecem apenas dois a três anos nos balseiros, passando depois para pipas de 550 litros. Estas permitem um mais elevado contacto do vinho com a madeira e daí com o ar. Assim os Tawny respiram mais, oxidando e envelhecendo rapidamente. Devido à elevada oxidação, os Tawny perdem a cor inicial dos vinhos tintos, ganhando tons mais claros como o âmbar, e sabores a frutos secos, como as nozes, ou as amêndoas. Com a idade, os Tawny ganham ainda mais complexidade aromática, enriquecendo os aromas de frutos secos e adquirindo aromas de madeira, tostado, café, chocolate, mel, etc.
As subcategorias existentes para este tipo de Vinho do Porto são: Tawny, Tawny Reserva, Tawny com indicação de idade (10 anos, 20 anos, 30 anos e 40 anos) e Colheita. São vinhos de lotes de vários anos, exceto os Colheita, que se assemelham a um Tawny com Indicação de Idade com o mesmo tempo de envelhecimento.
Nos vinhos Tawny muito velhos, a cor vermelha inicial (rubi) dos vinhos novos vai desaparecendo e passa a tonalidades de vermelho acastanhado, dourado e âmbar.
Contrariamente aos vinhos tintos, no vinho do Porto branco, novo de cor normalmente amarelo palha, com o envelhecimento vem a adquirir cada vez mais cor, aparecendo os amarelo/dourado a amarelo/acastanhado e já nos vinhos brancos muito velhos a sua cor chega ao âmbar, confundindo-se com a dos vinhos tintos também muito velhos.
Parte da região foi classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2001, sob o nome de Região Vinhateira do Alto Douro.

Consulte-nos

EMO7ION TOUR

Experts in the Art of Travel
Especialistas em Turismo Personalizado

TRAVEL DESIGNERS

Trabalhamos com Arte,
Criamos com Paixão!

Viagens Globais Personalizadas
Parceladas em até 12 vezes!
Contacte-nos! Venha saber o quanto é EMO7IONANTE conhecer-nos!

Working with Art,
Creating with Passion!
Come along! Come learn how EXCI7ING it is to know us!

Phones, Cell & Whatsapp
+55 71 3032 0700
+55 71 99334 0015
+55 71 99204 0661
+55 71 99361 0035

emo7ion@emo7iontour.com

Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil

Deixe uma resposta