Reims: Cidade dos Reis

 
 
 
Nesses locais, dava-se uma parte da cerimônia de coroação, baseada no equilíbrio perfeito entre Igreja e Estado que fez da monarquia francesa um modelo político para toda a Europa, até os dias de hoje”, afirma a UNESCO.
 
Na região de Champagne, a 130 quilômetros de Paris, Reims é conhecida como “cidade da consagração real” ou “cidade dos reis”.
 
O batismo de Clóvis I em Reims, em 498, é o ato fundador do reino dos Francos. Desde então, Reims se tornou a cidade da consagração real: 29 reis foram ali coroados entre 1027 e 1825.
 
Localizada na região de Champagne, esta cidade é deste a antiguidade um reconhecido centro comercial, e também local de produção de um vinho que, séculos mais tarde, iria correr o mundo batizado com o nome desta região. Quando os romanos lá chegaram, no ano 58 a.C., encontraram uma comunidade rica na produção de vinhos, madeira, carne e lã, e com ela estabeleceram uma relação pacífica e lucrativa para os dois lados.
 
No ano 250 d.C., Reims já era sede do bispado de Champagne, e sua influência religiosa era importante nesta parte da Europa, a tal ponto que a conversão dos estados germânicos ao catolicismo foi conseguida graças aos religiosos de Reims.
 
Um marco importante aconteceu com o batismo de Clóvis I, no ano 498, que deu um extraordinário impulso à implementação da igreja católica na Europa pós-império romano.
 
Em 1211 é lançada a pedra inaugural das fundações da nova catedral, obra-prima da arte gótica. A planta, em forma de cruz latina, comprova como é vasto o edifício com dimensões ambiciosas. A nave tem altura de 38 metros. O peso da abóbada é sustentado por arcobotantes, com ornamentos impressionantes. Recetáculo de luz, a catedral explora todo o potencial da arte do vitral, muito presente naquela região; ali o visitante pode admirar magníficos vitrais góticos.
 
A catedral de Reims também é única no tocante ao seu acervo de estátuas. Antes de 1918, ela possuía mais de 2300. O famoso Anjo sorridente, São José ou a Servidora tornaram-se personagens reconhecidos.
 
Nesta cidade, também deve visitar a antiga abadia real de São Remígio, local que abrigava a Ampola Sagrada, dentro da qual se mantinha o óleo sagrado utilizado na unção do novo rei. Sua igreja, a basílica de São Remígio, construída na época romana e reformada na época gótica, ainda conserva sua bela nave do século IX, na qual repousam os restos mortais do arcebispo São Remígio (440-553), que batizou Clóvis.
 
Também a não perder a visita ao antigo palácio episcopal, conhecido como Palácio de Tau, onde se conserva o tesouro da catedral e uma parte de seu conjunto de estátuas.
 
A catedral, o arcebispado e a antiga abadia de São Remígio têm um vínculo extremamente forte com a história da monarquia francesa e, de maneira mais abrangente, com a história da França”, assinala o site da UNESCO.
 

 

Consulte-nos

EMO7ION TOUR

Experts in the Art of Travel
Especialistas em Turismo Personalizado

TRAVEL DESIGNERS

Trabalhamos com Arte,
Criamos com Paixão!

Viagens Globais Personalizadas
Parceladas em até 12 vezes!
Contacte-nos! Venha saber o quanto é EMO7IONANTE conhecer-nos!

Working with Art,
Creating with Passion!
Come along! Come learn how EXCI7ING it is to know us!

Phones, Cell & Whatsapp
+55 71 3032 0700
+55 71 99334 0015
+55 71 99204 0661
+55 71 99361 0035

emo7ion@emo7iontour.com

Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil

Deixe uma resposta