Tiébélé: onde cada edifício é uma obra de arte

Aldeia africana onde cada edifício é uma tela, seja uma casa, um palácio ou um tumulo.

A partir da base de uma pequena colina com vista para a planície bronzeada da savana ocidental africana, o Cour Royale [Corte Real] de Tiébélé fica dentro de limites circulares e murados medindo aproximadamente 1,2 hectares.

O complexo serve como residência oficial do , ou chefe da comunidade.

Desenhos resplandecentes a preto e branco embelezam a arquitetura de terra de Tiébélé e refletem as tradições de construção do povo Kassena, que colonizou o Burkina Faso no século XV.

O Burkina Faso, antigamente conhecido por Alto Volta, é um país do Sael [Sael ou Sahel (do árabe sahil, que significa “costa” ou “fronteira“) é uma faixa de 500 a 700 km de largura, em média, e mais de cinco mil quilômetros de extensão e constitui uma zona de transição entre a aridez do Saara e a fértil da savana sudanesa], sem litoral, que faz fronteira com seis nações. Estende-se entre o deserto do Saara e o golfo da Guiné, a sul da curva do rio Níger.

Apesar da ausência de um novo líder após a morte do último em 2006, a manutenção regular do local pela comunidade ajudou a preservar este exemplo excepcional da cultura Kassena e das habilidades tradicionais associadas à sua preservação.

Os seus habitantes mantêm uma identidade cultural bastante forte, distinta e histórica.

Cada residência possui um certo padrão de pintura e cor, garantindo uma “imagem” única para cada casa.

Todos os anos, passado o período de chuvas, as casas são repintadas pelas mulheres da aldeia. Os símbolos são tradicionais da cultura Kassena e trazem seus próprios significados, além de representarem o dia a dia dos moradores.

As pinturas são feitas de pigmentos naturais da região pelas mulheres da tribo. A tinta preta é feita com base de cascalho de rocha vulcânica, o grafite. Já a cor branca vem do kaole, uma pedra de silicato de magnésio.

A decoração serve também para diferenciar as residências da nobreza local das restantes. Dessa forma, a casa mais decorada do local é a residência do rei, o líder da comunidade.


Consulte-nos

EMO7ION

Você merece uma grande aventura!

Especialistas em Turismo Personalizado

TRAVEL DESIGNERS

Viagens Globais Personalizadas
Parceladas em até 12 vezes!
Phone, Cell & WhatsApp
+55 71 3032 0700
+55 71 99204 0661
+55 71 99334 0015
emo7ion@emo7iontour.com

Salvador, Bahia, Brasil