Viajar com livros

Os livros podem ajudar-nos a chegar mais rapidamente às nossas viagens imaginárias, sobretudo por que, muitas das vezes, têm o condão de nos transportar para lugares distantes ou diferentes do habitual. E se lermos um livro sobre o local que vamos visitar é, talvez, uma boa maneira de preparar a viagem, de nos inspirar, para aproveitar em pleno os lugares, estar atento a pormenores e enriquecer a experiência com significados que vão para além dos habituais guias de viagem.

Todos nós, ou viajamos por prazer, de férias ou em trabalho, sozinhos, com a família ou com amigos.

Portugal, também nos privilegia com imensas histórias do passado ou contemporâneas, com uma parte delas em livro, que o podem ajudar na preparação do seu roteiro.

Porto_Livraria_Lello

Faça uma viagem por Portugal sem pontos, nem parágrafos, como a escrita de Saramago, passando pelas cidades e serras descritas por Eça de Queiroz, percebendo porque é que o cenário idílico do Vale do Douro inspirou tantos escritores portugueses ou descobrindo o apelo do mar descrito por Raul Brandão. Em Lisboa, siga – por exemplo – os caminhos preferidos de Fernando Pessoa ou de José Saramago para conhecer a cidade.

Como ponto de partida, escolha as casas dos escritores para definir o seu percurso e descubra outras histórias sobre os lugares que visitar. Se preferir, pode optar por um roteiro literário que o levará numa visita guiada mais personalizada, baseada na vida e obra de escritores portugueses.

Porto, 30/07/2015 – Durante o dia de hoje foi apresentado o restauro da fachada e do vitral da Livraria Lello. (Ivan Del Val / Global Imagens)

Muitos dos roteiros turísticos incluem locais com ambientes particulares para quem gosta de livros e por isso não se podem perder numa visita a Portugal, como por exemplo algumas livrarias de referência, já com séculos de existência, e bibliotecas antigas. Entre as diversas sugestões de visita no país, há um carinho especial por Óbidos. Terra oferecida a rainhas, é considerada pela UNESCO como uma “Cidade Criativa da Literatura” e ali, os livros tomam conta da vila dentro das suas muralhas, com livrarias em espaços invulgares ocupando igrejas antigas que já não se encontram ao culto, mercearias, cafés e até hotéis dedicados ao tema.

Se gosta de ler e ainda precisa de pretextos para visitar Portugal, participar num festival literário pode ser uma alternativa e uma forma diferente de conhecer um local, despertando a curiosidade para um contato com as histórias mais tradicionais, ao mesmo tempo que descobre a criatividade que existe em todos os lugares. Entre muitos outros que acontecem por todo o país, referimos alguns locais de interesse turístico em que se realizam, como o de Óbidos, em Lisboa e no Porto, duas grandes cidades com feiras do livro que se realizam em locais emblemáticos; na Póvoa do Varzim, um destino de praia muito apreciado em tempos passados que é atualmente uma pequena cidade de pescadores com histórias ligadas ao mar; nos Açores, na Madeira e em Porto Santo, ilhas do atlântico tão inspiradoras para poetas e escritores pelas suas paisagens dramáticas e de natureza exuberante.

Depois de conhecer Portugal, no regresso a casa, é uma boa altura para novas leituras, para relembrar, aprofundar o que conheceu e ter ideias para novas viagens. Camões, Fernando Pessoa ou José Saramago são nomes de referência na literatura portuguesa, mas há muitos outros autores portugueses com obras traduzidas no mundo inteiro.

Leia e inspire-se para a sua próxima visita a Portugal.

Consulte-nos

EMO7ION TOUR

Experts in the Art of Travel
Especialistas em Turismo Personalizado

TRAVEL DESIGNERS

Trabalhamos com Arte,
Criamos com Paixão!

Viagens Globais Personalizadas
Parceladas em até 12 vezes!
Contacte-nos! Venha saber o quanto é EMO7IONANTE conhecer-nos!

Working with Art,
Creating with Passion!
Come along! Come learn how EXCI7ING it is to know us!

Phones, Cell & Whatsapp
+55 71 3032 0700
+55 71 99204 0661
+55 71 99334 0015

emo7ion@emo7iontour.com

Rua Fernando Menezes de Góes 73, Sala 309
Pituba, 41810 – 700 Salvador, Bahia, Brasil